CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 19/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Caicó pede Orquestra Sinfônica na Festa de Sant'Ana e reabertura da Casa de Cultura e Centro Cultural

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, se reuniu nesta sexta-feira (19), com o diretor geral da Fundação José Augusto, José Gilson Matias e Maryland Brito, secretária extraordinária da Cultural, para tratar sobre a reabertura do Centro Cultural Adjuto Dias e a Casa da Cultura.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ivanildo do Hospital, também participou da reunião que, ainda teve na pauta, a possibilidade da participação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos festejos da padroeira Sant'Ana, que acontecem no mês de julho.

De acordo com Tadeu: "a participação da orquestra sinfônica abrilhantará ainda mais a nossa Festa que já estará com a Praça, reformada e com grande programação religiosa e social. Nós já temos informações de várias reservas no setor hoteleiro e de vários filhos ausentes que vêm prestigiar a Festa de Sant'Ana que será a maior de todos os tempos".

#Cultura 09/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Orquestra formada por meninas da rede pública de educacão de Caicó se apresentou no auditório da UFRN em Caicó

Aconteceu na noite de sábado (08), no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó/Campus da UFRN, o Concerto da Orquestra Sinfônica Meninas de Caicó, que faz parte do Projeto Aldo Parisot, realizado conjuntamente pela UFRN, FUNARTE, através do projeto SINOS, IFRN, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES - SEMECE/CAICÓ e Escritório BTW Madruga.

Em Caicó, o Projeto Parisot, está levando o ensino de violino, viola e violoncelo para meninas de 10 a 15 anos da Rede Municipal de Educação.

Aldo Parisot, foi um violoncelista potiguar que por mais de 60 anos foi catedrático da Yale University, solista de grandes orquestras internacionais e parceiro musical de Heitor Villa-Lobos.

Participaram do evento, o reitor da UFRN, Professor JOSÉ DANIEL DINIZ MELO, o vice-prefeito Municipal, Toinho Santiago, que representou o prefeito Dr. Tadeu, Secretário Municipal de Educação, Sérgio André de Araújo, a Diretora do CERES, Professora Sandra Kely, Advogado Antenor Madruga, da Fundação Brazilian Shift e a Professora Ana Beatriz Presgrave.

Inicialmente, aconteceu a apresentação da Camerata da Orquestra da cidade de Luís Gomes. Eles interagiram com o público na plateia.

Também se apresentou no evento, o Quinteto Tabilo. O grupo homenageou o renomado violinista Yerko Tabilo, célebre primeiro violino do Quinteto da Paraíba, que em muitas oportunidades foi de forma voluntária à Luís Gomes, participar na formação de jovens instrumentistas de cordas. Os integrantes realizam curso de graduação na Escola de Música da UFRN e tem um repertório que valoriza a produção musical do Nordeste e do Rio Grande do Norte.

A cantora finlandesa, Tuuli Wallenius, cantou músicas acompanhada pelas orquestras no palco do auditório.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz de Melo, falou de esperança ao ver as apresentações das crianças que estão há apenas 90 dias aprendendo música.

"Esse projeto representa, sobretudo, esperança. É um projeto que envolve meninas da rede pública de educação aqui de Caicó. Foi uma noite emocionante. A gente viu isso no rosto de cada pessoa, inclusive das meninas do projeto. Para a UFRN, é motivo de muita alegria. É um sentimento de que a instituição está cumprindo com o seu papel, com a sua missão. Nossa missão aqui em Caicó, é muito importante", disse o reitor Daniel Diniz de Melo.

A diretora do Ceres/UFRN em Caicó, Sandra Kelly, disse que "o momento foi especial. Uma noite de muita luz e beleza, graças a essas meninas maravilhosas do projeto, mostrando que a música pode transformar a vida das pessoas e a universidade fazendo a sua parte".

O Secretário de Educação de Caicó, Sérgio André de Araújo, contou que "a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, compreendeu a importância desse projeto, então, nos tornamos parceiros. As meninas estão apenas com 90 dias de projeto. Nossa perspectiva é expandir e dar mais condições ao projeto. No projeto, as meninas têm aulas, 3 vezes por semana. O público atendido é de 10 a 15 anos. As escolas atendidas são as de anos fundamentais, ou seja, que tem do 6º ao 9º ano. A Secretaria viabilizou ônibus para transportar as meninas".

#Cultura 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Semana da Pátria é aberta com desfiles de bandas marciais e hasteamento de bandeiras

Na manhã desta quinta-feira (01), aconteceu a abertura da Semana da Pátria em Caicó. O evento contou com a palavra do Prefeito Dr. Tadeu, hasteamento das bandeiras do Estado, Município e Pavilhão Nacional, além da apresentação das bandas do Grupo de Escoteiros Vale Sobrinho, Bombeiros Mirins e 1° BEC.

Nos dias 2, 4 e 5 de setembro, ocorrerão desfiles das escolas municipais em três setores diferentes da cidade, confira:

Dia 02, às 07h15min, acontece o Desfile das Escolas da Educação Infantil e Escolas do 1º ao 5º ano da Zona Norte. O evento será ao lado da Ciclovia, no Bairro Vila do Príncipe.

Dia 04, às 07h15min, acontece o Desfile das Escolas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O evento será na Avenida Seridó, no Centro.

Dia 05, às 07h15min, acontece o Desfile das Escolas e Instituições da Zona Leste de Caicó. O local será a Avenida Antônio Vieira, ao lado do antigo prédio da Coacal.

A programação do dia 07 de setembro, começa às 07h, com a revista pelo Prefeito Municipal, Comandante do 1º BEC e do 6º BPM. A concentração será na Avenida Celso Dantas.

O desfile das escolas e instituições, terá início às 07h15min e será organizado por Blocos.

#Cultura 30/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Município de Caicó conclui os pagamentos dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

O Município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, vem a público informar que conseguiu concluir hoje (30), os pagamentos dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

Foi um trabalho intenso, realizado com compromisso e responsabilidade por todos. Tanto a equipe da Gestão Municipal quanto do Comitê Emergencial de Cultura se doaram para que os recursos da Lei ficassem em Caicó e contemplasse os artistas locais.

“Enquanto Secretária de Educação, quero agradecer a todos que se envolveram nesse processo e deram sua contribuição, o Comitê, a equipe da contabilidade, da controladoria, da tesouraria e do setor financeiro, que trabalhou intensamente hoje.  Não poderíamos deixar que os recursos voltassem para União e por isso fizemos o possível pra dar certo. Foi muito corrido porque o prazo estava esgotando e a burocracia precisava ser vencida, mas Graças a Deus conseguimos! Mais uma ação da Gestão Municipal de valorização da Cultura no Município de Caicó”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lucineide de Araújo.

#Cultura 21/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Espetáculo “Um lindo sonho de Natal” é realizado com apoio do Município de Caicó

A Associação Junina Caiacós realizou nos dias 18 e 19 de dezembro de 2020, um espetáculo que marcou os corações de todos os seridoenses. Com direção geral de Jonas Linhares e Adriano Duarte, coreografia de Alexandre Cavalcante, o Auto “Um lindo sonho de Natal” em sua edição 2020, traz a magia de um natal encantado, onde a realidade e o imaginário caminham lado a lado e assim traz uma história de reflexão, amor, alegria e o sentimento de um mundo melhor.

“Em formato musical, 20 atores, atrizes e bailarinos bailam entres canções, textos e cenas que levarão o público a repensar o verdadeiro espírito do Natal”, destacou o produtor geral do espetáculo, Alex Soares (Lequinho). 

O espetáculo teve o apoio do Município de Caicó e foi transmitido através de uma live no canal do Youtube da Associação Cultural Junina Caiacós, O cenário foi idealizado na fachada do sobrado Padre Guerra, onde fica localizada a Casa de Cultura Popular.

#Cultura 14/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Prefeitura Municipal de Caicó prorroga o Cadastro Municipal dos Trabalhadores do Setor Cultural

A Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realiza o Cadastro Cultural Municipal. Podem se inscrever artistas de todos os segmentos como produtores, agentes e demais profissionais do setor.

Interessados podem realizar as inscrições virtualmente através de um formulário disponível no portal. Esse cadastro será feito para criar um banco de dados sobre artistas, trabalhadores do setor de eventos e cultura, afetados pela pandemia do novo coronavírus.

As informações desse banco de dados serão necessárias para cumprir uma das etapas para solicitar o cadastro na renda emergencial dos trabalhadores desse setor, garantidos pelos critérios pré-estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, Nº 14.017 de 29 de junho de 2020.

O período de cadastro teve início dia 22/07, e segue até o dia 21/08.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: caicosemece@gmail.com ou pelo telefone 3421-2280.

#Cultura 21/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ REALIZA CADASTRO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES DO SETOR CULTURAL

A Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realiza o Cadastro Cultural Municipal. Podem se inscrever artistas de todos os segmentos como produtores, agentes e demais profissionais do setor.

Interessados podem realizar as inscrições virtualmente através de um formulário disponível no portal: <https://cadastrocultural.rn.gov.br/>

Esse cadastro será feito para criar um banco de dados sobre artistas, trabalhadores do setor de eventos e cultura, afetados pela pandemia do novo coronavírus.

As informações desse banco de dados serão necessárias para cumprir uma das etapas para solicitar o cadastro na renda emergencial dos trabalhadores desse setor, garantidos pelos critérios pré-estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, Nº 14.017 de 29 de junho de 2020.

O período de cadastro tem início dia 22/07, e segue até o dia 14/08.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: caicosemece@gmail.com ou pelo telefone 3421-2280

#Cultura 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e secretaria de Turismo vai detalhar sobre o auxílio do Governo Federal

Nesta semana, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes com o apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai anunciar na imprensa e através das redes sociais, os detalhes sobre os recursos da Lei Aldir Banc que o governo federal repassou para os Municípios para beneficiar a área da cultura, sendo que Caicó recebeu em torno de 490 mil reais.

O auxílio financeiro vai beneficiar os artistas e estabelecimentos culturais durante a pandemia de covid-19.

Os recursos serão repassados a estados, Distrito Federal e municípios, que devem aplicá-los em renda emergencial para os trabalhadores do setor, subsídios para manutenção dos espaços culturais e instrumentos como editais e prêmios. A lei foi publicada no dia 30 de junho, no Diário Oficial da União.

Os municípios terão prazo máximo de 60 dias após o recebimento para dar destino aos recursos. Caso isso não ocorra, eles serão automaticamente revertidos ao fundo de cultura do respectivo estado ou ao órgão responsável pela gestão desses recursos.

Auxílio emergencial

O texto prevê quatro formas de aplicação do dinheiro: renda para trabalhadores da cultura, subsídio para manutenção de espaços culturais, fomento a projetos e linhas de crédito.

Para os trabalhadores da cultura, devem ser pagas três parcelas de R$ 600 a título de auxílio emergencial, que poderá ser prorrogado pelo mesmo prazo do auxílio do governo federal a trabalhadores informais e de baixa renda.

O recebimento está restrito a dois membros de uma mesma família, e mães solteiras terão direito a duas cotas.

Para receber, os trabalhadores devem comprovar atuação no setor cultural nos últimos dois anos, cumprir critérios de renda familiar máxima, não ter vínculo formal de emprego e não ter recebido o auxílio emergencial federal. O auxílio também não será concedido a quem receber benefícios previdenciário ou assistenciais, seguro-desemprego ou valores de programas de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família.

#Cultura 01/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES Mês de julho chegou... É tempo de celebrar Sant'Ana

Caicó vivencia o clima da Festa de Sant'Ana 2020. Este ano, vamos festejar de uma forma diferente em virtude da pandemia do Coronavírus. A Festa de Sant'Ana será de 22 de julho a 02 de agosto em Caicó, de forma virtual, com transmissões ao vivo por rádio, TV e internet.

A fé e a devoção à Padroeira Sant'Ana continuam firmes em cada caicoense e em todos que mantém essa tradição viva ao longo do tempo. Salve Sant'Ana gloriosa, nosso amparo e nossa luz!

#Cultura 27/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura de Caicó abre projeto Viva a Ilha com grande participação popular A Prefeitura de Caicó abriu na terça-feira (26), às 18 horas, o Projeto Viva a Ilha, o qual contará com uma programação permanente no Complexo Turístico Ilha de Santana. Nessa primeira etapa, o foco será a chegada do verão e os preparativos para o Carnaval 2020. Serão realizadas aulas de dança e apresentações musicais conduzidas pelo artista Marquinhos Carrera.

A abertura do projeto contou com uma grande participação popular e as aulas se estenderão ao longo de todo o mês de dezembro. Às terças-feiras serão reservadas para as aulas de dança e as quintas para a música.

Marquinhos Carrera destacou que esse projeto é muito importante para a população. “Quero parabenizar a gestão Batata por confiar no meu trabalho e esse projeto só tem a crescer, pois já contou na primeira aula com uma grande participação popular. O projeto Viva a Ilha foi bem avaliado por todos aqueles que participaram deste primeiro momento com as aulas de dança”, destacou Marquinhos Carrera.

O jovem Wilian Oliveira participou da primeira aula do Projeto Viva a Ilha e enfatizou que a iniciativa é muito boa para a comunidade que frequenta a Ilha de Sant’Ana e que traz vários benefícios para a saúde dos participantes. Já a jovem Vitória destacou que o projeto é maravilhoso e incentiva as pessoas para atividades saudáveis.

De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), o projeto Viva a Ilha integra a cultura, o entretenimento, saúde, lazer e ainda impulsiona a economia da Ilha.
#Cultura 21/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Projeto Banda na Praça reúne grande público na Praça da Liberdade A programação do Projeto Banda na Praça começou na quinta-feira (18) e vai até o dia 27 de julho, na Praça da Liberdade. Em sua 12ª edição, o projeto é desenvolvido durante dez dias, com apresentações musicais de bandas e filarmônicas e artistas regionais, onde são apresentados dobrados, marchas e grandes clássicos da música nacional e internacional.

No primeiro dia do Projeto Banda na Praça, o destaque foi para a Filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó e em seguida, a atração foi o cantor Wall Dutra. Em entrevista à imprensa, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, George Victor, destacou que o projeto já iniciou com sucesso total e reunindo um grande público na Praça da Liberdade.

“A gente está feliz e quero agradecer a toda a equipe da secretaria de Turismo em nome de Joana D’Arc que está coordenando o Projeto Banda na Praça e o apoio do prefeito Batata Araújo, que também é um grande incentivador desse projeto que conta com a presença de filarmônicas e artistas da terra e da região”, disse George Victor.

O projeto Banda na Praça é uma realização da Prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contando também com a parceria do escritório FAO Contabilidade e óticas Graciosa e apoio do Bar do Coreto.
#Cultura 19/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Projeto Lugares de Charme: Reinauguração do Mercado Público é realizada em Caicó Na sexta-feira (19), a prefeitura municipal de Caicó, a Associação dos Permissionários e o Sebrae-RN realizaram o lançamento do Projeto Lugares de Charme com a repaginação do Mercado Público de Caicó (Inês Maria Silva da Fonseca - “Inês de Borges”) e loja do artesão “Mercado 1918”. A solenidade foi realizada às 10 horas da manhã e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Associação dos Permissionários, Sebrae, secretários, autoridades e pessoas da sociedade em geral.

O Projeto Lugares de Charme é uma ação do Município de Caicó com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae/RN e a Associação de Permissionários do Mercado Público e também contou com o apoio da empresa Eletrocenter e tintas Hidracor.

O Projeto Lugares de Charme é coordenado pela Consultora Cris Ribeiro (designer de produto à disposição de cenários de novelas da Rede Globo) e contribuiu para a repaginação do Mercado centenário de Caicó, a partir do resgate da sua história, novo layout de funcionamento dos setores atuais, pintura da sua área externa e interna com detalhes específicos e inserção de paisagismo. “Dedicamos com todo carinho, 1.827 horas de muito trabalho, estudo, viagens, emoções e muitos desafios. Com toda a nossa entrega, conhecemos sua essência e história e, a partir delas, transformamos o seu lugar de trabalho em um novo espaço de charme”, salientou Cris Ribeiro.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), enfatizou que o projeto Lugares de Charme é grandioso, destacando a parceria do Sebrae e outros parceiros. “Esse projeto vai contribuir para transformar o Mercado Público em um atrativo turístico. A consolidação desse projeto projetou uma nova imagem ao Mercado que tem grande importância para a economia de Caicó e região ao longo de 101 anos de existência”, disse Batata.
#Cultura 29/05/2019 SEC. DESENV. ECONOMICO E TURISMO Artesanato de Caicó será destaque na maior feira da Península Ibérica em Portugal Nesta terça-feira (28), a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo articulou o encontro de artesãos caicoenses com a empresária Noris Morais, natural de Porto Alegre-RS e que reside em Portugal. O encontro ocorreu às 14 horas, no Palácio da Cidadania (antigo prédio da prefeitura de Caicó) e contou com a presença do secretário municipal de Turismo, George Victor, o secretário adjunto, Paizito Dantas e a Sub-gerente de Articulação Regional da EMPROTUR, Bethise Cabral.

“Nós articulamos esse encontro com os artesãos locais para a empresária Noris fazer uma reunião de reconhecimento do trabalho local do artesanato e depois articular com quais produtos e artesãos vai trabalhar”, disse a Sub-gerente de Articulação Regional da EMPROTUR, Bethise Cabral.

A empresária Noris Morais, enfatizou que foi convidada pelo EMPROTUR para realizar esse trabalho e dentro do projeto está o levantamento da potencialidade do artesanato do Rio Grande do Norte. “Estamos percorrendo várias cidades do interior e a cidade de Natal, para que eu possa através do meu trabalho na Europa, mostrar a beleza e a história do artesanato potiguar”, disse Noris Morais.

Ela elogiou o trabalho dos artesãos caicoenses e anunciou que levará as peças que está adquirindo nesse roteiro da EMPROTUR para a Feira Internacional de Artesanato de Lisboa 2019 e esse processo terá continuidade com encomendas maiores e com uma efetiva exportação. “A FIA é a maior feira internacional da Península Ibérica e a segunda maior da Europa e a expectativa é ter um stand do Rio Grande do Norte na feira de 2020 com outras novidades do artesanato”, concluiu Noris Morais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, George Victor, destacou que essa ação do artesanato vai colocar Caicó na rota do comércio internacional. “Através dessa articulação da empresária Noris Morais, os produtos produzidos pelos artesãos de Caicó ganharão notoriedade e serão exportados para o exterior”, salientou George.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), ressalta que o Município de Caicó tem muitas potencialidades e o artesanato é uma delas.  “São verdadeiras obras de arte e que agora serão destaques para toda a Europa através dessa feira internacional e mais uma vez, a marca forte do nome Caicó vai ecoar pelo mundo através do talento dos nossos artesãos”, afirmou Batata.
www.caico.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:31:23