CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 17/10/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Acordo de cooperação técnica para implantação do aterro sanitário de Caicó será assinado nesta terça (17)

Acontece nesta terça-feira (17), a partir das 10h30min, em Natal (RN), a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a execução das obras de implantação de sub-célula da primeira etapa do Aterro Sanitário de Caicó (RN).

O evento vai contar com a participação da Governadora Fátima Bezerra, do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e do presidente da Femurn, Luciano Santos, representando os gestores das cidades que serão beneficiadas com o projeto através do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos.

O prefeito, Dr. Tadeu, disse que o senador Stivenson Valentin, alocou emenda parlamentar no valor de 5 milhões de reais para Caicó, especificamente para o aterro.

"O Governo do Estado, está doando a licença ambiental, o Consórcio, entra com o terreno, e Caicó, com os recursos da emenda do Senador Stivenson Valentin, que foram fundamentais para se tirar o aterro sanitário do papel. Se tudo correr bem, até o primeiro trimestre de 2024, a obra será iniciada", contou.

#Planejamento 22/07/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretário do Meio Ambiente explica retirada de árvore centenária na Praça da Catedral de Sant'Ana

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (22), o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, explicou sobre a retirada de uma árvore centenária, na Praça da Catedral de Sant'Ana, em Caicó. De acordo com o secretário, todo o trabalho que é feito em arborização urbana na cidade de Caicó, a secretaria do Meio Ambiente tem o maior cuidado em realizar.

No caso do tamarineiro, árvore centenária na Praça da Catedral de Sant'Ana, a secretaria já tinha vários pedidos para retirá-la, pois devido ao tempo, a árvore já estava ficando seca em uma parte do tronco. Foi remitido o pedido a Defesa Civil que repassou para a secretaria do Meio Ambiente para que fosse feita uma avaliação técnica para ver as questões de segurança.

"O nosso objetivo ambiental é melhorar a qualidade de vida da cidade, mas não podemos esquecer que em primeiro lugar está a vida humana. Foi feita a avaliação de segurança e a gente optou por retirar a árvore que estava na esquina da praça, evitando que provocasse danos e riscos para as pessoas que transitam naquela área", disse Emmanuel Sabino. Ele destacou que a secretaria pode fazer a reposição plantando outras árvores no local de uma forma mais planejada.

#Limpeza 25/06/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente realiza podação e serviços de elevações em vários setores de Caicó

A secretaria municipal de Meio Ambiente está realizando a poda de árvores em várias áreas públicas do município de Caicó, atendendo a demandas e visando a segurança da população. O cronograma dos serviços já contemplou o Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana e as equipes também realizaram os trabalhos de podas e elevações, na Praça Dom José Delgado e atualmente, as equipes atuam com os serviços de podas no bairro Paraíba, na área do 6º BPM e Centro Cultural.

No bairro Boa Passagem, o setor do Meio Ambiente atuou com os serviços de poda e roço da mata nas proximidades da ponte do rio Seridó. Essa ação conta também com a parceria da secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que atua no recolhimento dos ramos.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, a arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano e as podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza ou desobstrução do trânsito. O objetivo é garantir que a planta continue saudável.

"Esse trabalho de podação e elevações é uma ação simples, mas de grande relevância para a área ambiental da cidade, onde com a parceria da Infraestrutura atuando na limpeza, a prefeitura contribui para levar mais qualidade de vida para a população", destacou o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata).

#Agricultura 29/11/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Município de Caicó realiza trabalho de abastecimento de água na zona urbana e rural Em entrevista à imprensa, o Diretor Operacional da Defesa Civil do Município de Caicó, Ivanildo Carlos, destacou sobre o trabalho de abastecimento de água na zona urbana. Atualmente, a equipe da Defesa Civil abastece todos os prédios públicos de Caicó, incluindo escolas, postos de saúde, o Hospital do Seridó e outras entidades que reivindicam o abastecimento e alguns bairros onde existem caixas de água, entre eles, o Frei Damião, Paulo VI, Itans e Vila Carlindo Dantas, entre outras localidades.

Para o abastecimento na zona rural, a Defesa Civil de Caicó realiza o cadastro e envia para o 1º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) que é responsável pela distribuição da água nas comunidades rurais, através da operação carro-pipa do Exército Brasileiro.

A secretaria municipal de Agricultura também participa desse trabalho de abastecimento de água na zona rural, já que a baixa incidência de chuvas na região faz com que também diminua a qualidade da reserva de água nas comunidades e a demanda é grande no Município de Caicó.
#MeioAmbiente 28/11/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente desenvolve projeto do Horto Municipal em Caicó Em Caicó, a secretaria municipal do Meio Ambiente disponibiliza para a comunidade em geral, o projeto do Horto Municipal, localizado no pátio da referida secretaria, nas imediações do Centro Cultural Adjuto Dias, no bairro Paraíba.

Para receber as mudas, o cidadão deve ir até a secretaria do Meio Ambiente, de segunda sexta, das 7 às 13 horas, cadastrar as mudas que pretende levar e passar algumas informações para a equipe ambiental.

O coordenador do Horto Municipal, Dorgival Alves, destacou que o trabalho do Horto é resgatar e recuperar a qualidade das árvores que com esse tempo de estiagem morreram ou entraram em extinção. O Horto trabalha com plantas frutíferas e nativas e está implementando a cultura de jardinagem e de plantas medicinais.

O Horto disponibiliza mudas de plantas frutíferas com as seguintes variedades: Manga, goiaba, cajueiro, tamarindo, abacaxi, limão, mamão, graviola, pinha e romã. Já em relação as plantas nativas, o Horto conta com mudas de Pereiro, Caibreira, Mulungu, Umari, Trapiá, Jucá, Ipê roxo e Pau-pedra. Também são distribuídas mudas de plantas medicinais, entre elas, o Capim santo, Aranto, Erva-cidreira, e Moringa. “No Horto, a gente recebe muitos estudantes em nível municipal e até universitários e já doamos cerca de duas mil mudas de árvores frutíferas e nativas para a comunidade”, enfatizou Dorgival Alves.
#MeioAmbiente 31/10/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Prefeito Batata se reúne com diretora da ACAPAM e discute reativação de convênio Nesta quinta-feira (31), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve reunido com a diretoria da Associação Caicoense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (ACAPAM), no Centro Administrativo.

O prefeito Batata se comprometeu em agilizar o trâmite para o pagamento das emendas impositivas para a ACAPAM, além da retomada do convênio com a referida entidade.

A ACAPAM, passa por dificuldades diariamente e tem atualmente em sua sede mais de seiscentos animais, entre cães e gatos, sendo que a entidade enfrenta dificuldades para manter a instituição, com despesas de alimentação, veterinários, entre outras atividades obrigatórias.
#MeioAmbiente 23/10/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Prefeito Batata vai se reunir com diretoria da ACAPAM para discutir a retomada de convênio Nesta quarta-feira (23), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), anunciou que na próxima semana vai se reunir com a diretoria da ACAPAM para discutir a reativar de um convênio com a Associação Caicoense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente. Quando o prefeito Batata esteve afastado, o prefeito em exercício cancelou o convênio com a ACAPAM.

“Os animais não podem ficar abandonados nas ruas de nossa cidade e a ACAPAM vem fazendo um trabalho importante nessa área, sendo que precisa de apoio em todos os sentidos para continuar suas atividades e a nossa gestão mais uma vez abraça essa causa”, disse o prefeito Batata.

A ACAPAM tem atualmente em sua sede mais de 600 animais, entre cães e gatos e enfrenta dificuldades para manter a entidade, com despesas de alimentação, veterinários, entre outras atividades obrigatórias e até mesmo burocráticas, como impostos, entre outros.
#MeioAmbiente 17/10/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura realizam trabalho de revitalização na Praça do Rosário Dentro do Projeto de Revitalização da Festa do Rosário, a prefeitura municipal de Caicó também atuou na Praça do Rosário, através das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, as equipes do Meio Ambiente intensificaram os trabalhos de poda e limpeza (parceria com a secretaria de Infraestrutura) na Praça do Rosário, para deixar aquele espaço com uma arborização de qualidade, contribuindo também para melhorar a iluminação naquele ambiente público.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mizael Medeiros, destacou também os trabalhos e serviços realizados pela secretaria na Praça do Rosário. “A partir de um pleito do prefeito Batata, nós fizemos serviços para a restauração dos bancos da praça, mármores que não estavam mais no local, inclusive no busto de Eduardo Gurgel de Araújo e reativamos a fonte luminosa”, afirmou Mizael Medeiros. A Festa do Rosário de Caicó começa nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 27 de outubro.
#MeioAmbiente 23/09/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Prefeito Batata participa de reunião no IDEMA e discute projetos importantes para Caicó Nesta sexta-feira (20), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) cumpre agenda administrativa em Natal. Em reunião com técnicos e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o consultor ambiental Leonlene Aguiar, o prefeito Batata discutiu sobre projetos relacionados ao lixão (aterro sanitário), abatedouro municipal e o novo cemitério para Caicó. O secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino também esteve presente na reunião.

Sobre o lixão, o prefeito Batata destaca que o município está articulando o retorno das atividades operacionais para mitigar os problemas que existem no lixão e a construção de um aterro controlado até que o aterro sanitário gerenciado pelo Consórcio dos Municípios do Seridó comece a entrar em atividade.

A construção de um novo cemitério para Caicó também esteve na pauta da reunião e ficou agendado outro encontro para a próxima semana com a equipe da prefeitura de Caicó (Meio Ambiente) e a direção do IDEMA, para discutir o projeto a ser executado para a viabilidade da obra. “A construção de um novo cemitério é uma obra importante para o município de Caicó, tendo em vista que é uma necessidade atual da cidade, já que os atuais cemitérios Campo Jorge e São Vicente e Paulo já estão com a sua demanda alcançada”, afirmou Batata.

Com relação ao matadouro foi discutida a revitalização do mesmo, onde o Município de Caicó vai procurar a revitalização para a continuação dos trabalhos naquele local ou até mesmo viabilizar a construção de outro matadouro em outra localidade do município. Com isso, a prefeitura está buscando o corte de gastos e a melhor solução possível para o funcionamento do matadouro público municipal.
#MeioAmbiente 20/09/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Caicó: Secretaria de Meio Ambiente realiza trabalho de podação de elevação nas árvores no calçadão A secretaria municipal do Meio Ambiente está realizando um trabalho de podação de elevação nas árvores do calçadão, no centro de Caicó. A podação está sendo feita nas árvores craibeiras e visa evitar desastres e tombamentos em virtude dos ventos.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, as árvores atingem mais de 14 metros e esse trabalho é em conjunto com a Defesa Civil Municipal.

“Nós estamos realizando um trabalho com a nossa equipe de técnicos e de poda e o serviço está sendo feito com qualidade. Com essa ação ambiental, nós conseguimos melhorar a visualização da avenida, a luminosidade e a questão da segurança naquele local. Mesmo uma árvore sadia, em dias de ventos mais fortes, pode vir a cair, sendo importante a poda e remoções quando necessárias”, destacou o secretário Emmanuel Sabino.
#MeioAmbiente 04/09/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Caicó sedia Seminário Territorial sobre Sistema Municipal de Meio Ambiente O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, o Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do Rio Grande do Norte - NAGAM e o Ministério Público do RN - CAOP - Meio Ambiente, realizam no dia 05 de setembro, às 14h30, no auditório da Promotoria de Justiça de Caicó (Cidade Judiciária - bairro Maynard), o “Seminário Territorial sobre os Sistemas Municipais do Meio Ambiente (SISMUMAs) e o papel mediador do MP nas Políticas Públicas Ambientais”, relativo ao Território da Cidadania do Seridó.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, o evento contará com a presença de prefeitos da região, secretários do Meio Ambiente, Procuradores, assessores jurídicos, vereadores, Promotores de Justiça, representantes de organizações sociais e afins, entre outros setores da sociedade.

O Sistema Municipal do Meio Ambiente engloba vários requisitos: O Fundo do Meio Ambiente, os Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente e os Planejamentos do Meio Ambiente. “O objetivo desse Sistema é fazer com que as secretarias passem a licenciar no futuro. Ao invés da empresa fazer o licenciamento em Natal, o procedimento passa a ser feito na própria cidade e com isso vai gerar recursos para a secretaria do Meio Ambiente trabalhar com programas ambientais, projetos de educação ambiental e outras ações nessa área”, explicou o secretário Emmanuel Sabino.
#MeioAmbiente 06/08/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Reunião discute a nova estruturação da Feira Livre de Caicó O Município de Caicó realizou uma reunião ampliada com os feirantes, nesta terça-feira (06), às 14 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, com a presença do secretário municipal de Agricultura, Júlio César, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Mizael Medeiros, representantes da Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó (AMFEDS), FETARN, Seapac e Cáritas Diocesana.  A reunião teve o objetivo de discutir a nova estruturação, organização e funcionamento da Feira Livre de Caicó.

“Essa reunião foi importante para esclarecer várias dúvidas dos feirantes em relação ao projeto da Feira da Mulher que vai funcionar no anexo da feira livre. Já surgiu uma nova proposta de localização da feira da Agricultura Familiar, onde a estrutura ficaria na extensão da Av. Seridó e não mais na Rua Olegário Vale. Essa proposta será discutida por uma comissão que foi formada na reunião”, disse o secretário Júlio César.

O secretário de Agricultura destacou que vai discutir com o setor jurídico da prefeitura de Caicó, as mudanças que foram sugeridas para a Feira da Mulher, as readequações no termo de co-participação e agilizar a publicação do decreto que oficializa a criação da Feira da Mulher.

A vice-presidente da FETARN, Ana Aline, enfatizou que a reunião foi polêmica, mas que ao final, todos chegaram ao entendimento e o croqui da feira da Mulher será refeito com as mudanças sugeridas pelos feirantes. “Nós vamos ter uma feira padronizada e a Feira da Agricultura Familiar será o primeiro passo para organizar toda a feira livre da cidade e nós teremos um futuro diferente em Caicó através de organização”, afirmou Ana Aline.
#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Caicó: Secretaria do Meio Ambiente desenvolve atividades na Semana Mundial do Meio Ambiente A secretaria municipal do Meio Ambiente elaborou uma programação repleta de atividades e ações concretas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, de 03 07 de junho. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, a secretaria vai trabalhar com dois temas: resíduos sólidos e arborização. A questão dos resíduos sólidos vai trabalhar com as escolas, a coleta seletiva e o reaproveitamento do material.

Na área de arborização, o destaque é para o Projeto Cidade Verde, que consiste em distribuir um novo tipo de arborização para Caicó nos próximos dois anos, isso de forma responsável. “São mudas nativas e frutíferas para tentar substituir o máximo possível a árvore Nim, pois ela trouxe muitas dificuldades para a cidade de Caicó”, disse Emmanuel Sabino. Também será desenvolvido em parceria com a EDUTRAN, o projeto Um aluno, uma árvore. No dia 05 de junho será realizado o I Seminário de Debates Ambientais da Juventude de Caicó, na Escola Estadual de Tempo Integral José Augusto, das 8h às 10h30.

No dia 06, a partir das 8 horas será desenvolvido o Projeto Cidade Verde, no açude Recreio, com o plantio de árvores e a participação da Edutran, SENAC, 30º Escoteiros Caiacós e Secretaria do Meio Ambiente. Ainda na quinta-feira (06), haverá o plantio de árvores e coletiva seletiva, a partir das 8 horas, na Escola de Tempo Integral José Augusto. No dia 07 de junho, às 8 horas, o Projeto Cidade Verde vai realizar o plantio de árvores e jardinagem na Escola EECCAM. Às 17 horas, haverá plantio de mudas na Ilha de Sant’Ana e CDS. No dia 08 de junho, o Projeto Cidade Verde vai realizar o plantio de mudas e jardinagem no abrigo dos Idosos, no bairro Paraíba, com a participação da Edutran, 30º Escoteiros Caiacós e Secretaria do Meio Ambiente.

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou a importância das ações da secretaria municipal do Meio Ambiente e enfatiza o engajamento de todos para uma cidade mais saudável através desse trabalho ambiental. “Com esse projeto, a prefeitura de Caicó vai executar atividades que contribuem para a preservação de áreas verdes na cidade e queremos o apoio de todos os setores da sociedade. Com isso, vamos promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse o prefeito Batata.
#MeioAmbiente 16/05/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente reinicia distribuição de mudas nativas e frutíferas A secretaria municipal do Meio Ambiente retomou a distribuição de mudas nativas e frutíferas nas áreas urbana e rural em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2019. O objetivo é melhorar a qualidade da cobertura da arborização urbana.

De acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, para receber as mudas é necessário levar xerox de comprovante de comprovante de residência e CPF.

A Semana do Meio Ambiente será realizada no início de junho e serão desenvolvidas atividades de arborização urbana (conscientização e sensibilização), resíduos sólidos e economia e água.
www.caico.rn.gov.br
Emitido dia 29/03/2024 às 05:15:46