NOTÍCIAS

04-NOV-2025

Secretaria de Assistência Social tem representantes na reunião ordinária da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

O encontro aconteceu no auditório da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), reunindo diversos atores que compõem o sistema de garantia de direitos no município

Por Paulo Pereira 04/11/2025 #assistênciasocial

Durante o encontro, foram apresentadas duas pesquisas acadêmicas, conduzidas pelas professoras Camila Soares e Lenuska Ferreira

Na manhã desta terça-feira (04), às 9h, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, participaram da reunião ordinária da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Caicó. O encontro aconteceu no auditório da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), reunindo diversos atores que compõem o sistema de garantia de direitos no município.

De acordo com o articulador da Rede de Proteção, Júnior Santiago, a reunião teve como pauta central o papel das pesquisas acadêmicas no fortalecimento das ações voltadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

"Essa pauta faz parte de um dos eixos que nós trabalhamos na rede de proteção, que é justamente aquele voltado para estudos, pesquisas, relatórios e todo o conteúdo referente ao sistema de garantia de direitos", destacou Júnior Santiago.

Durante o encontro, foram apresentadas duas pesquisas acadêmicas, conduzidas pelas professoras Camila Soares e Lenuska Ferreira, que abordam temas relacionados à atuação da rede e à efetivação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente é um espaço fundamental de articulação entre instituições públicas, entidades sociais e profissionais que atuam na defesa dos direitos humanos. Seu objetivo é garantir que casos de vulnerabilidade, violência ou negligência sejam acompanhados de forma integrada e eficaz, assegurando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O fortalecimento dessa rede, por meio de reuniões, capacitações e pesquisas, é essencial para ampliar o conhecimento sobre a realidade local, aprimorar as estratégias de enfrentamento às violações e promover um ambiente mais seguro e acolhedor para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em Caicó.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Prata 2024