NOTÍCIAS

13-MAI-2024

Semthas da Prefeitura de Caicó lançou Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil

#AssistênciaSocial POR SIDNEY SILVA 13 DE MAIO DE 2024

Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Caicó

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caicó (RN), lançou na manhã desta segunda-feira (13), a semana de atividades alusivas ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil.

O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo e contou com membros de instituições que fazem parte da rede de proteção de crianças e adolescentes, como Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, Polícia Civil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Secretária Ana Patrícia Costa, disse que a campanha do 18 de Maio é necessária para enfatizar a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Esta luta não é só nossa, é uma luta intersetorial. Nós contamos com o apoio do ITEP, da rede de proteção, da Polícia Civil, entre outros órgãos. Nós sabemos que é um crime que acontece muitas vezes dentro das casas das famílias, e precisamos combater isso. Esse crime deixa sequelas nas vidas das nossas crianças", comentou.

O articulador da Rede de Proteção das Criança e do Adolescente, Júnior Santiago, comentou que todos são chamados a serem vigilantes nos cuidados dos filhos e filhas, que são vulneráveis. "Temos aqui uma data muito importante, que é a data de lançamento do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma data de mobilização nacional. Aqui em Caicó é uma grande mobilização municipal que nós estamos realizando, com todos esses operadores do direito, sociais, do sistema de garantia das crianças e adolescentes, como também da sociedade. É um chamamento, é uma convocação, é uma sensibilização para que família, sociedade e o Estado possam efetivamente ter uma atuação permanente, cotidianamente, diuturnamente, eu dou ênfase, para a proteção de crianças e adolescentes", disse.

Ela continuou alertando da necessidade de se manter a vigilância para evitar que os crimes sejam cometidos. Lamentavelmente, existe um grande casos subnotificados no Brasil. Ou seja, muitas crianças são violentadas, abusadas e ninguém toma uma providência. "As pessoas têm que tomar conhecimento das violências sexuais. E outras múltiplas formas de violência, que são justamente aquelas que atingem nossas crianças e adolescentes com dias de vida. Eu estou falando de dias de vida. Nós temos aí um percentual altíssimo, em torno de 51%, de 1 a 5 anos de idade, é uma faixa etária que está sofrendo abusos sexuais. Eles estão crescendo com essas violências, eles estão se tornando adolescentes sofrendo essas violências, e aqui hoje nós estamos com todas essas pessoas, que sejam elas do poder público, da sociedade civil, sejam ativistas da causa, para dizer que nós temos que dar um basta nessa violência".

A delegada da Polícia Civil, titular da DEAM, Mayram Monteiro, disse que os crimes praticados contra crianças e adolescentes, geralmente são silenciosos. "São crimes que ficam entre quatro paredes e a criança e o adolescente, até por sua condição física, eles temem os abusadores de regra, os criminosos. E aí, por vezes, esses crimes só vêm à tona após a maioridade. Então é preciso que a sociedade saiba, que a gente divulgue, e que chegue até os responsáveis por essas crianças e adolescentes, porque, geralmente, os crimes são cometidos por pessoas próximas, que gozam da confiança dos pais e dos responsáveis".

A delegada, que está há poucos meses à frente da DEAM em Caicó, disse que: "a proporção de crimes contra a criança adolescente que a DEAM abarca, eu posso dizer, certamente, que é pelo menos, 50% da nossa atividade. Infelizmente, é uma realidade que nós estamos enfrentando, mas estamos combatendo fortemente".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 3 dia(s)

Caicó: Creche Municipal Nossa Senhora do Rosário é entregue a comunidade depois de passar por reforma e ampliação

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10), a reforma e ampliação da Creche Munici [...]

#Saúde Há 14 dia(s)

Secretaria de Saúde recebe doação de notebooks do MPRN e vai implantar prontuários eletrônicos na rede de saúde mental

O Secretário Municipal de Saúde, Gedson Santos, recebeu na quarta-feira (29), 4 notebook [...]

#Obra Há 16 dia(s)

Caicó: Unidade de saúde do Bairro Barra Nova é entregue à comunidade depois de passar por reforma

A reforma da Unidade de Saúde do Bairro Barra Nova, na zona oeste de Caicó (RN), foi con [...]

#Obra Há 17 dia(s)

Caicó: Obra de reforma da UBS do Bairro Paraíba é iniciada com assinatura da ordem de serviços

O prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu, assinou na tarde desta segunda-feira (27), mais uma [...]

#Obra Há 17 dia(s)

Caicó: Assinadas ordens de serviços para reforma e ampliação das UBSs da comunidade rural Manhoso e do Vila do Príncipe

O prefeito Dr. Tadeu, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Gedson Santos, assinaram [...]

#Urbanismo Há 23 dia(s)

SEMUTRAN e 3ª CIPRv irão atuar para coibir cobrança de estacionamento nas imediações da 51ª Expo Seridó em Caicó

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes - SEMUTRAN e a 3ª Co [...]

#Finança Há 24 dia(s)

Caicó está fora do CAUC e com ‘nome limpo' para captar recursos junto ao Governo Federal

O Município de Caicó (RN), está fora da lista do Cauc, que é um serviço que disponibiliz [...]

#Agricultura Há 27 dia(s)

Exposição Agropecuária do Seridó vai homenagear violeiro Sebastião Dias

No período de 23 a 26 de maio acontece em Caicó, a Exposição Agropecuária do Seridó, no [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito