NOTÍCIAS

05-MAI-2025

Prefeitura de Caicó esclarece situação do Hospital Regional e reafirma compromisso com a saúde pública

Por Sidney Silva 05/05/2025 #saúde

Diante das recentes dificuldades enfrentadas pela população em relação ao atendimento público no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, a Prefeitura de Caicó divulgou nesta segunda-feira (5) uma nota oficial para esclarecer os fatos relacionados ao tema e reforçar seu compromisso com a saúde pública do município.

Segundo o comunicado, "o Hospital Regional é administrado exclusivamente pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, não sendo de responsabilidade da Prefeitura. No entanto, a gestão municipal tem atuado como parceira da unidade hospitalar, buscando alternativas para amenizar os problemas enfrentados pelos usuários".

A nota segue dizendo que "logo no início do dia, o prefeito Dr. Tadeu entrou em contato com a secretária adjunta de Saúde do RN, Leidiane Queiroz, para relatar a situação crítica da unidade, marcada pela falta de insumos e a inoperância de equipamentos essenciais como o tomógrafo e o aparelho de Raio-X. Em resposta, a secretária afirmou que medidas emergenciais serão adotadas". E continuou: "Sabemos da dor de quem precisa de atendimento e encontra obstáculos", destacou a nota, reforçando que o prefeito — médico por formação — tem cobrado insistentemente do Governo do Estado soluções para a reestruturação do hospital, inclusive por meio de ofícios e propostas formais."

A Prefeitura também destacou as ações que vem desenvolvendo com recursos próprios, como a melhoria nas estruturas das Unidades Básicas de Saúde, o avanço nos indicadores do Ministério da Saúde e a reestruturação do Hospital do Seridó — unidade gerida pelo município — que realiza cirurgias eletivas, atendimentos materno-infantis, cardiológicos e consultas com especialistas como oftalmologistas e ortopedistas.

No final da nota, a Prefeitura criticou tentativas de distorção dos fatos que buscam atribuir à gestão municipal responsabilidades que são do Estado. "Essa prática é desonesta, oportunista e prejudica o debate público. A Prefeitura de Caicó segue firme, cobrando soluções e fazendo a sua parte com trabalho, seriedade e respeito à população", conclui o texto.

Leia a nota:

NOTA À POPULAÇÃO DE CAICÓ E DA REGIÃO DO SERIDÓ

Diante dos transtornos vividos nos últimos dias, a Prefeitura de Caicó vem a público esclarecer que o Hospital Regional é uma unidade administrada exclusivamente pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte — não sendo, portanto, de responsabilidade do município. Mesmo assim, a gestão municipal tem sido parceira constante do Hospital Regional, contribuindo de forma ativa para que os caicoenses e moradores de toda a região do Seridó tenham acesso à saúde com dignidade.

Nesta segunda-feira, 05 de maio, o prefeito Dr. Tadeu iniciou o dia com um compromisso urgente: ligou diretamente para a secretária adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Leidiane Queiroz, para tratar da situação do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes. Na conversa, Dr. Tadeu relatou a falta de insumos e destacou que tanto o tomógrafo quanto o aparelho de Raio-X estão sem funcionamento, comprometendo o atendimento da população. A secretária garantiu que providências serão tomadas com urgência.

Sabemos da dor de quem precisa de atendimento e encontra obstáculos. Por isso, reafirmamos nosso compromisso com a população. O prefeito Dr. Tadeu, médico por formação, conhece bem os desafios da saúde pública e não tem se omitido. Pelo contrário: tem cobrado insistentemente soluções do Governo do Estado e apresentado propostas e ofícios formais que reforçam a urgência da reestruturação da unidade.

Além disso, é importante destacar o que a Prefeitura de Caicó vem realizando com recursos próprios e gestão eficiente:

• Melhoria nas estruturas das Unidades Básicas de Saúde;

• Avanço nos indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde;

• Reestruturação do Hospital do Seridó, que é gerido pelo município e realiza:

• Cirurgias eletivas,

• Atendimentos materno-infantis,

• Atendimento cardiológico,

• E consultas com especialistas como oftalmologistas, ortopedistas e outros.

Infelizmente, percebe-se a tentativa de distorção dos fatos, tentando responsabilizar a gestão municipal. Essa prática é desonesta, oportunista e prejudica o debate público. A Prefeitura de Caicó segue firme, cobrando soluções e fazendo a sua parte com trabalho, seriedade e respeito à população de Caicó.

Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos

Prefeitura de Caicó

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Prata 2024