A expectativa é de que os leitos passem a funcionar nos próximos meses, ampliando a capacidade da rede materno-infantil
O Hospital do Seridó já é reconhecido como unidade de referência no atendimento obstétrico e pediátrico, com o selo Hospital Amigo da Criança
O secretário de saúde do Rio Grande do Norte, o médico infectologista Alexandre Motta, afirmou no perfil da Sesap no Instagram, que as ações para implantação de cinco leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional - UCINCo no Hospital do Seridó, em Caicó, estão em curso desde março deste ano.
Ele confirmou que providencias já foram tomadas desde o final de março e início de abril deste ano, quando houve audiência com o Ministério Público: "na ocasião foi pactuado a necessidade de buscar financiamento para viabilizar esses leitos e o Ministério da Saúde pactuou que o dinheiro excedente do consórcio da Policlínica em Caicó possa ser usado para financiar esse leitos e mais: temos equipamentos disponíveis de outras unidades como respirador, leitos pediátricos de UTI, monitores. Os equipamentos mais robustos também estão disponíveis e vamos fazer a cessão", afirmou o secretário.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, ratificou o que disse Alexandre Motta: "a secretaria de Saúde do município, fez o projeto de reestruturação, já enviamos à Suvisa e estamos aguardando a resposta para iniciar as obras". Em relação aos profissionais que vão trabalhar na UNCINCO: "os médicos e enfermeiros de Caicó já estão sendo contactados pela secretaria de Saúde para se integrar e receber o treinamento", finalizou o prefeito.
A medida visa garantir autonomia ao Hospital do Seridó no atendimento neonatal, reduzindo a necessidade de transferências para unidades de referência em Natal ou Mossoró. A expectativa é de que os leitos passem a funcionar nos próximos meses, ampliando a capacidade da rede materno-infantil no interior do Rio Grande do Norte.
O Hospital do Seridó já é reconhecido como unidade de referência no atendimento obstétrico e pediátrico, com o selo "Hospital Amigo da Criança". Com a chegada da UTI Neonatal, a instituição dá mais um passo em direção à excelência no cuidado com a vida desde os primeiros instantes.