O encontro teve como foco a avaliação técnica das ações intersetoriais desenvolvidas durante a Festa de Sant'Ana 2025
Participaram da importante reunião representantes de várias entidades do município de Caicó
Nesta quinta-feira (07/08), foi realizada no auditório da 10ª DIREC, em Caicó, a reunião ordinária da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, com a presença de representantes do Sistema de Garantia de Direitos. O encontro teve como foco a avaliação técnica das ações intersetoriais desenvolvidas durante a Festa de Sant'Ana 2025, com especial atenção à proteção integral de crianças e adolescentes, conforme determina o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a responsabilidade compartilhada da família, sociedade e Estado na garantia de seus direitos.
A promotora de Justiça, Uliana Lemos destacou os avanços na organização dos polos de atendimento promovidos pelas secretarias de Turismo, Saúde e SEMTHAS. "Essas ações serão registradas em relatório e repassadas à gestão municipal como subsídio para melhorias nos próximos eventos", afirmou.
Coordenando a reunião, o articulador da Rede de Proteção, Júnior Santiago, ressaltou o caráter propositivo do encontro e a continuidade do trabalho iniciado em 2022. "Essa multissetorialidade visa mitigar riscos e fortalecer a prevenção, para que crianças e adolescentes tenham acesso à cultura, lazer e demais direitos com proteção e segurança", destacou.
Representando a SEMTHAS, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, esteve presente a assistente social Priscila Brandão, que apresentou os resultados das ações executadas durante o evento. "Avaliamos de forma extremamente positiva o planejamento, a organização e a execução das atividades", afirmou. Ela também destacou a mobilização prévia com parceiros como a Patrulha Maria da Penha, Conselho Tutelar, SEMUTRAN, Polícia Militar e serviços socioassistenciais. Durante o período da festa, foram realizados plantões sociais com equipes multiprofissionais
psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares garantindo suporte técnico e proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Participaram da importante reunião gestores e secretários municipais das áreas de saúde, assistência social, educação, turismo, finanças e infraestrutura, além de conselheiros tutelares, conselhos setoriais e de direitos, profissionais da saúde, segurança pública, Sistema de Justiça e sociedade civil organizada.