O evento acontece no auditório da 10ª DIREC e tem como foco o fortalecimento das OSCs no município
Pela manhã, foi desenvolvido o Módulo I, com foco nas boas práticas de governança das OSCs
A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), em parceria com o SEAPAC, promove nos dias 14 e 15 de outubro de 2025 a oficina "Boas Práticas de Gestão e Governança das Organizações da Sociedade Civil (OSC)".
O evento acontece no auditório da 10ª DIREC e tem como foco o fortalecimento das OSCs no município, com abordagem de temas como governança, prestação de contas e reconhecimento institucional, conforme a legislação vigente.
No dia 14 de outubro (terça-feira), as atividades ocorrem das 8h às 17h, com intervalo para almoço ao meio-dia e retorno às 14h. Pela manhã, foi desenvolvido o Módulo I, com foco nas boas práticas de governança das OSCs, conforme a Lei nº 13.019/2014. O facilitador foi o advogado e coordenador estadual do SEAPAC, Francisco das Chagas Teixeira de Araújo.
Durante o módulo, foram apresentados os participantes e os objetivos da oficina, além de uma introdução ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).
"A gente quer desejar boas-vindas a todos. É uma satisfação essa parceria com o SEAPAC, que possibilitou essa capacitação com a participação das Organizações da Sociedade Civil", afirmou a secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria Cleide, que representou o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, no evento.
Francisco Teixeira destacou a importância e os objetivos da capacitação. "Estamos realizando este evento com as organizações parceiras do município de Caicó, especialmente as que atuam junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, para capacitá-las melhor do ponto de vista da gestão
tanto processual, para domínio da legislação aplicada ao terceiro setor, quanto administrativa, com a adoção de boas práticas de governança", explicou o coordenador.
Segundo ele, essas práticas facilitam o trabalho das entidades, promovem maior transparência na gestão e contribuem diretamente para o alcance dos seus fins institucionais, como a promoção da educação, da saúde e do bem-estar da população atendida.