A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Caicó iniciou o processo para credenciar o grupo Os Negros do Rosário como Ponto de Cultura junto ao Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa busca fortalecer a tradição, garantir apoio institucional e reforçar o reconhecimento da importância histórica e cultural da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário no município.O credenciamento está sendo realizado em parceria com a Associação Comunitária e Cultural da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, entidade responsável pela organização e envio de toda a documentação necessária ao processo.Com a integração à Rede Cultura Viva, o grupo deverá ter acesso a políticas públicas que valorizam, protegem e promovem manifestações culturais tradicionais, fortalecendo ações de preservação, formação e continuidade das celebrações e expressões afro-brasileiras.A Secretaria Municipal de Cultura acompanhará cada etapa, oferecendo apoio técnico e institucional. Segundo a pasta, a medida reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação da memória cultural e com o fortalecimento das raízes históricas que compõem a identidade de Caicó.“Reconhecer e valorizar Os Negros do Rosário é reconhecer a força cultural e espiritual do nosso povo”, destacou o Secretário Alexandre Muniz.
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Caicó iniciou o processo para credenciar o grupo Os Negros do Rosário como Ponto de Cultura junto ao Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa busca fortalecer a tradição, garantir apoio institucional e reforçar o reconhecimento da importância histórica e cultural da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário no município.O credenciamento está sendo realizado em parceria com a Associação Comunitária e Cultural da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário de Caicó, entidade responsável pela organização e envio de toda a documentação necessária ao processo.
Com a integração à Rede Cultura Viva, o grupo deverá ter acesso a políticas públicas que valorizam, protegem e promovem manifestações culturais tradicionais, fortalecendo ações de preservação, formação e continuidade das celebrações e expressões afro-brasileiras.
A Secretaria Municipal de Cultura acompanhará cada etapa, oferecendo apoio técnico e institucional. Segundo a pasta, a medida reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação da memória cultural e com o fortalecimento das raízes históricas que compõem a identidade de Caicó.
“Reconhecer e valorizar Os Negros do Rosário é reconhecer a força cultural e espiritual do nosso povo”, destacou o Secretário Alexandre Muniz.